O Brasil terá a maior usina de energia solar da América Latina! A elétrica italiana Enel, por meio de sua subsidiária Enel Green Power Brasil Participações, iniciou a construção da usina de energia solar de Nova Olinda, em Ribeira do Piauí, que terá 292 MW de capacidade instalada e consumirá US$ 300 milhões em investimentos.

Uma vez concluída, o que está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2017, está será a maior usina solar da América Latina, informou a empresa.

Atualmente a Enel já possui a maior usina solar em operação no País, a Fontes Solar, de 11 MW, e está construindo Ituverava, de 254 MW, que passará a ser o segundo maior projeto de energia solar do Brasil.

O gerente da Enel para o Brasil, Carlo Zorzoli, destacou, por meio de nota, que a companhia pretende continuar investindo para crescer de maneira sólida no setor de energia no país.

A energia a ser gerada por Nova Olinda, cerca de 600 GWh por ano, já foi comercializada em leilão de reserva realizado em agosto do ano passado, o que resultou em um contrato de compra de energia (PPA – Power Purchase Agreement) de 20 anos.

Neste mesmo leilão, o Grupo Enel vendeu energia de outros dois parques solares, Horizonte (103 MW) e Lapa (158 MW).

Fonte: Revista Exame