Agricultores de todo Brasil se deparam com um inimigo comum quando pretendem irrigar grandes áreas de plantio: a disponibilidade de energia elétrica. Além do alto custo para projetar, adquirir e instalar toda infraestrutura de transmissão a partir do ponto de entrega pela concessionária até as áreas de cultivo, eles também enfrentam a baixa qualidade e estabilidade desse recurso. 

O surgimento e popularização da geração fotovoltaica ofereceu um pequeno alívio aos produtores rurais, mas a solução ainda esbarrava em situações limitantes devido à dificuldade de armazenagem e da alimentação contínua em períodos com baixa ou nenhuma incidência de luz solar.

Foi pensando nessas dificuldades que a Atria Eenergy dedicou-se à pesquisa e desenvolvimento de uma solução inovadora, consistente e economicamente viável. 

Dessa iniciativa surgiu a Atria Agro, subsidiária operacional para sistemas de energia fotovoltaica especialmente dirigidos para o agronegócio. A empresa é fruto desse trabalho em que o produtor rural e a realidade do cenário energético brasileiro são colocados no centro das soluções desenvolvidas.

A solução da Atria Agro foi pensada para oferecer cobertura completa, garantindo o pleno funcionamento do sistema com ação sobre três pilares fundamentais:

    • Geração: a energia necessária para alimentar bombas e pivôs de irrigação é gerada por meio de um sistema de placas solares e inversores, dimensionados para atender uma demanda planejada.
    • Distribuição: a energia chega aos equipamentos de forma estável, sem as variações que poderiam danificar componentes e circuitos, comprometendo sua confiabilidade.
    • Armazenamento: o excedente gerado é armazenado em baterias que continuarão abastecendo o sistema mesmo durante a noite, ou quando a geração pelos painéis for inferior a energia necessária para operação. Ela também pode ser direcionada para o abastecimento de postes de iluminação e câmeras de monitoramento, impactando positivamente na segurança da propriedade.

A iniciativa, que dispensa a dependência do diesel, ganhou ainda mais força e grandiosidade com a parceria da Bauer, multinacional europeia com mais de 90 anos de experiência e hoje é parte fundamental do agronegócio brasileiro com seus modernos sistemas de irrigação. A integração dos sistemas de irrigação e energia das duas empresas foi concebida para facilitar a vida do agricultor, eliminando a necessidade de outros equipamentos e intermediários.

O armazenamento da energia gerada ficou a cargo de uma das principais autoridades neste assunto, a You.on Energy. Essa parceria firmada pela Atria agregou ainda mais consistência ao sistema, resultando na melhor solução técnica no mercado para o agronegócio nacional.

A instalação de um sistema de energia fotovoltaica pode, além de eliminar o uso do diesel, garantir custos fixos para a geração pelos próximos 10 anos, trazendo retorno sobre o investimento em médio prazo, e ainda agregando a oportunidade de receita, uma vez que o excedente pode ser direcionado para a rede distribuidora, gerando créditos na conta de luz.

Uma amostra do sistema e seu conjunto operacional completo foi instalado na sede da Bauer, em São João da Boa Vista-SP. O “showroom” demonstra com clareza o funcionamento das soluções integradas de geração, acionamento e armazenamento da energia solar. Lá, também é possível ver um pivô de irrigação e postes de iluminação em pleno funcionamento, 100% independentes da rede elétrica convencional.

“A Atria Eenergy sempre acreditou que a melhor solução para o Brasil deveria ser a utilização de energias renováveis, em especial a energia do sol, abundante em nosso país. Sabíamos da nossa capacidade de ofertar um produto capaz de agregar valor ao agronegócio, buscamos os melhores parceiros estratégicos, e assim nasceu a divisão Atria Agro. A Bauer, com sua força de crescimento e sua excelência em produtos de irrigação, e a You.on, uma referência em armazenamento de energia, formaram a parceria ideia para mostrar ao agronegócio que a utilização da energia limpa, renovável e abundante, pode movimentar seus equipamentos e gerar mais valor ao negócio.”, afirma Luis Banzato, o CEO da Atria EEnergy.

“Este é um momento muito especial para nós da Bauer em que a parceria com a Atria Eenergy irá trazer viabilidade de novos projetos a partir de uma geração 100% limpa e renovável. Daqui para frente, poderemos ampliar nossa oferta ao mercado, favorecendo nossos clientes e parceiros de forma ainda mais eficiente e limpa. Não há duvidas de que a energia solar estará presente em todos os setores da economia, principalmente no Brasil”, diz o co-CEO da Bauer, Rodrigo Parada.

Para o CEO da You.on Energia, Giorgio de St. Seigne, a parceria com a Atria Eenergy amplia as oportunidades de incremento tecnológico no mercado crescente e vigoroso do agronegócio. “Por ser uma tecnologia extremante versátil, a combinação das baterias com a geração fotovoltaica atende a uma série de atividades e demandas da produção rural, além da principal aplicação na esfera da irrigação, que cria a possibilidade de áreas remotas serem mais produtivas. Outras atividades, tais como refrigeração de produtos, regulação de temperatura para avicultura, sistemas de telecomunicação, monitoramento da propriedade rural, entre muitas outras aplicações terão custos menores devido á maior eficiência energética. Na prática, o uso da energia solar no campo com o sistema You.on se reverte em alimento mais barato na mesa dos brasileiros”, comenta. 

Com essa solução, a Atria EEnergy, a Bauer e a You.on assumem papel de destaque como parceiras do agronegócio brasileiro, estimulando o desenvolvimento do setor em uma escala sem precedentes, livre da necessidade de cobertura das redes de distribuição de energia elétrica das concessionárias.