Em um país de dimensões continentais, com distribuição das áreas produtivas em locais onde a infraestrutura mínima é um luxo, projetos que viabilizam o desenvolvimento do agronegócio têm ganhado cada vez mais destaque. O acesso à energia elétrica, recurso básico para qualquer tipo de atividade rural, é o foco dos projetos desenvolvidos pela Atria Eenergy. 

Com mais de 10 anos de experiência no segmento fotovoltaico, a Atria decidiu criar uma divisão especialmente focada no agronegócio. 

Com processos de desenvolvimento de soluções que permitem a autonomia completa dos sistemas de irrigação das redes de energia de concessionárias convencionais, a equipe de pesquisa e engenharia da Atria evoluiu para abordagens sobre outros tipos de demandas do agronegócio.

Isso tomou forma na concepção de projetos para abastecimento fotovoltaico de fazendas, granjas, silos de grãos, entre tantas outras aplicações. 

No mercado avícola, o conforto dos animais é fundamental para a produtividade. Isso inclui a manutenção de parâmetros de temperatura e umidade em níveis bastante rígidos. A Atria criou a solução necessária para integrar a energia gerada à demanda dos equipamentos das granjas, garantindo seu abastecimento constante e seguro, com economia e confiabilidade.

Essa solução pode ser combinada com a energia oferecida pela concessionária local, por geradores a diesel, ou ainda, funcionar de forma independente, provendo eletricidade em períodos de baixa ou nenhuma insolação por meio de um banco de baterias dedicadas.

Já para as necessidades dos produtores de grãos, a Atria desenvolveu um sistema que atende o alto consumo de energia elétrica durante o processo de secagem da safra. 

Como o resultado é a geração de energia limpa, renovável e barata, os empresários do setor contam com linhas de crédito e financiamento em bancos públicos e privados. Dependendo do projeto, é possível pagar as parcelas com a própria economia obtida na conta de energia.

Para as necessidades de irrigação, as soluções precisam vencer dificuldades maiores e especificas para cada produtor. Entretanto, com a experiência em implantações desse tipo, a Atria desenvolve projetos de redução do consumo de diesel, por meio da utilização conjunta da energia fotovoltaica, que se viabiliza em torno de 4 a 6 anos, dependendo da região. Em outras áreas, a energia fotovoltaica pode ser utilizada para reduzir o consumo de energia da rede, podendo-se utilizar a demanda já contratada para ampliar o uso da irrigação.  

As soluções desenvolvidas pelo time de pesquisa e engenharia da Atria Eenergy tem sido cruciais na viabilidade técnica e econômica de agronegócios. O mercado agrícola está em constante crescimento e o aprimoramento dos métodos e tecnologias tem sido o diferencial competitivo de muitos produtores brasileiros.

Se o Brasil sempre foi conhecido como a terra em “que se plantando, tudo dá”, com o apoio da energia fotovoltaica o potencial do país atinge um nível de competitividade único.